Compartilhe

Com moderação de Perla Rossetti Gusy, editora Internacional do site Channel 360º e especialista em Marketing Digital, a ABES promoveu o webinar "Novos Tempos: Infraestrutura suportando o teletrabalho", no dia 22 de abril de 2020, que pode ser assistido na íntegra no canal da ABES no Youtube.

Na apresentação sobre “Bancos, Financeiras e ERP: a fusão de vários mundos na Nuvem”,  Marcelo Lombardo, CEO e fundador da Omie, destacou que uma plataforma de gestão na nuvem pode ser visto como o sistema operacional básico de toda empresa que quer operar remotamente, que aposta na mobilidade da sua equipe e também dos seus negócios. “Essa crise está empurrando para digitalização muita gente que estava encostada, pessoas físicas que não aceitavam comprar por e-commerce, agora, estão comprando. Então, creio que teremos um mundo muito mais digitalizado depois da pandemia, o mundo será muito mais digital”, avaliou.

O executivo destacou ainda a tendência de convergência de diversas plataformas digitais em uma única plataforma que vai controlar todas as transações da empresa, como emissão de notas, controle de estoque, emissão de boletos e de fluxos de caixa, facilitando os processos, ampliando o nível de automação das transações e melhorando a gestão. Esta convergência vai demandar alterações na forma de desenvolvimento dos softwares, que dependerá de mudanças de paradigma para viabilizar esta convergência.

Nova cultura para um home office mais equilibrado

Mariana Hatsumura, Diretora da área de Modern Workplace na Microsoft, falou sobre “Tecnologia e o Trabalho Remoto”. Ela comentou que na Microsoft já existia uma cultura de trabalho remoto com apoio do aparato tecnológico. “Mas, a gente nunca pensou num cenário de isolamento forçado tão grande, o que é o nosso principal desafio. Vemos, então, que a tecnologia é só uma parte de tudo isso”, explicou.

Em um cenário de 100% de isolamento, sem a opção de ir ao escritório ou de conversar com os colegas de trabalho na pausa para o café, foi necessário rever políticas e estabelecer ações, para diminuir a ansiedade, as dúvidas, a interação entre os membros dos times, mesmo à distância, e ainda rever a agenda de trabalho que precisa ser alinhada com as atividades domésticas. “No fundo a tecnologia é só um habilitador. Vemos que o sucesso de tudo isso está nas pessoas adotando a tecnologia, adotando novos comportamentos viabilizados por transformações na cultura da empresa”.

Mariana comentou ainda que a solução Microsoft Teams teve uma explosão muito grande de utilização, seja na plataforma para computadores como também na versão mobile, especialmente em setores como educação e governo.  

Migração urgente para a nuvem

“Como a nuvem foi decisiva para suportar o teletrabalho e as operações neste momento” foi o tema abordado por Lauro de Lauro, Cloud Guru Senior na Sky.One Cloud Solutions e Diretor da ABES. Ele falou sobre o desafio que tiveram na Sky.One de suporte de atendimento para as empresas que atuavam com sistemas legados, que operavam com “os servidores instalados em um quartinho refrigerado” e que tiveram que mover o ERP para a nuvem de uma hora para outra. Ou seja, a migração para a nuvem veio sem muito planejamento. “Estamos ajudando clientes nos ajustes de orçamento, fazendo negociações e, felizmente, a infraestrutura de nuvem e conexão à internet no Brasil conseguiu suportar esta explosão. É uma mudança de cultura, de muito aprendizado. Vivemos uma nova realidade de negócios e de adoção de tecnologias”, concluiu.

acesso rápido

pt_BRPT